sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Epifania, a festa da salvação para todas as Nações

A Voz do Pastor


A Solenidade do Natal encontra sua culminância e plenitude na Epifania que significa a manifestação e a projeção deste acontecimento salvador para todos. Esta festa que para os cristãos de Oriente constitui o Natal, está profundamente ligada a figura dos Reis sábios ou Santos Reis. Eles estão presentes em todos os presépios, em número de três muito embora o texto bíblico não faz menção desta quantia. A tradição registra os seus nomes: Gaspar, Melchior e Baltasar. Representam também as três idades do homem : Baltasar o mais jovem, pois era etíope da África que se pensava naquele tempo a cultura mais recente, Melchior o árabe o homem adulto e Gaspar o europeu, o mais idoso. Ainda mostram as três raças conhecidas até então : a raça negra, a semita e a indo-européia. Esta iconografia embora sujeita a percepções limitadas, está a revelar que o Natal é universal, a salvação é oferecida a todas as culturas e Nações sem distinção ou descriminação, pois o Menino Deus nasceu para todos/as. Que a vocação do ser humano a formar uma só família, a unidade na diversidade e pluralidade é desígnio divino, e aqueles que apostam na guerra entre as civilizações esquecem que o amor universal, o sonho da fraternidade vencerá pois Cristo se uniu a todos os seres humanos com o seu nascimento. Natal é acolher este desígnio e tornar-se operador e construtor da paz para sermos filhos de Deus fieis a nossa missão. Que guiados pela luz da Estrela que significa a nossa fé, possamos indicar e trilhar o caminho rumo ao Belém do pão, da solidariedade e da partilha, reconhecendo e adorando no Deus criança a salvação e a dignidade a que fomos chamados em Cristo. Ofereçamos a Jesus nossos presentes que simbolizam hoje o que os Reis deram ao Menino, o ouro da nossa caridade, a mirra da nossa penitência e mortificação e o incenso da nossa oração. E como eles não retornemos pelo caminho que leva ao poder tirano de Herodes, mas a partir do Menino, refaçamos nossa caminhada vivendo como anunciadores da beleza do Reino de paz, de justiça, graça e santidade que no Natal foi revelado ao gênero humano pelos Anjos.
Deus seja louvado !

Santa Missa do Galo

Há 1509 anos aconteceu a primeira Missa do Galo. Milhares de anos depois ainda é considerada a principal celebração do Natal para os cristãos. E na Paróquia São José a Santa Missa teve início às 21:00h. Já com todas as velas do Advento acesas um jovem leva até o altar o Círio para lembrar que a Luz de Cristo Cristo está entre nós e logo Pe. Cláudio fez o anúncio ou seja a proclamação do Nascimento de Jesus e então foi entoado o Canto de Glória e o padre leva a imagem do Menino Jesus até o presépio e incensa toda a gruta onde foi preparado o Presépio. Na homília nos lembrou da importância de estar ligado à Igreja de Cristo e de estar atentos aos sinais da Volta do Cristo Jesus. No dia de Natal ao final da Santa Missa Pe. Claudio apresenta o jovem Douglas Furtado que vai ingressar no Seminário Maria Imaculada no ano de 2013. Onde fará o primeiro ano de discernimento de sua vocação sacerdotal.

sábado, 22 de dezembro de 2012

CELEBRANDO O NATAL COM CRISTO!

Santa Missa do Galo dia 24/12 às 21:00h
Santa Missa de Natal 25/12 às 19:00h
Celebrada peço nosso Pároco Pe. Cláudio Ferreira da Silva


E não esqueça de levar para sua festa, sua ceia de Natal o aniversariante, reze, junte sua família ao redor do Deus menino. Vá a Missa do Galo ou a Santa Missa de Natal no dia 25.
Oração: Ó Deus onipotente dai ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Novena de Natal vivenciando o Ano da Fé

Através da Novena de Natal reavivamos a Fé com ela crescemos como Cristãos e como pessoas de bem; com ela suportamos o mundo e tudo que ele nos coloca; dela tiramos forças para continuar caminhando, pois só com a Fé sabemos e aceitamos que somos vitoriosos, pois Cristo Jesus foi crucificado e nos salvou, já somos salvos! Celebramos mais uma vez na Paróquia  São José com as famílias nos bairros de Cardoso Moreira RJ. No encerramento, a Santa Missa celebrada pelo nosso Pároco Pe. Cláudio e a Benção do Santíssimo Sacramento para as crianças e o gesto concreto da Novena (alimentos arrecadados para doar às famílias carentes).
Nesta Novena de Natal, celebramos a fé! A fé em Jesus Cristo o Filho; a fé em Deus Pai todo poderoso; a fé no Espírito Santo que renova a nossa vida; a fé em Maria Santíssima nossa intercessora.
Vem Senhor Jesus Vem!

sábado, 15 de dezembro de 2012

O Presépio de Natal

O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento.
"Fazer presépios é unir mundos". O mundo animal, os homens e o mundo mineral (pedras e presentes) se unem na contemplação do nascimento de Jesus.
Os reis Magos em uma interpretação mais recentes são lembrados como um símbolo da união dos povos: Gaspar, o negro: Melchior, o branco e Baltazar, o asiático.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A VOZ DO PASTOR


O advento e a cultura do dom e da dádiva.

Um dos costumes muito marcantes neste tempo de preparação do Natal, é o de presentear as pessoas que amamos ou reconhecemos sua influência em nossa vida. Os povos cristãos tem associado esta prática, já seja ao Papai Noel, versão secular de Santa Klaus ou São Nicolau, o Cristkind ou Menino Jesus na Alemanha do século XVI, e os Santos Reis nos países hispânicos. O importante seria resgatar o sentido dos presentes neste tempo, significado escorado no grandioso presente do Pai para nós : o seu Filho Jesus Cristo. O Senhor nos ensina que tudo na vida é dom e graça divina, e que no Natal temos que viver intensamente a nossa condição e missão de tornarmo-nos dons e presentes para os outros. Mais que dar coisas, temos que aprender a dar a nossa vida, a compartilhá-la com os irmãos. Numa sociedade centrada em valores monetários e no utilitarismo frio e impessoal, é preciso retomar a gratuidade nos relacionamentos, a generosidade e magnanimidade de quem acredita que a felicidade está em fazer felizes os outros, em dar-se sem esperar retribuição ou troca. Os presentes são apenas sinais de uma atitude interior de expressar amor e ternura a todas as pessoas. Pois esse foi o profundo sentido da encarnação do Verbo divino, tornar-nos irmãos, filhos no Filho. A gratuidade e a dádiva nos levam a gerar fraternidade, recuperando a consciência cristã de formarmos uma só família em Cristo. Invistamos em presentes que nos ajudem a rever relacionamentos, a nos aproximarmos mais de todos os que nos rodeiam e a viver a reconciliação e o perdão. O Novo Testamento nos faz descobrir que há mais alegria em dar que receber, que possamos renovar o nosso coração crescendo em sensibilidade, compaixão, ternura especialmente com aquelas pessoas esquecidas, solitárias, aflitas, adoentadas, e sem dúvida teremos a belíssima surpresa de encontrar o Menino Deus nelas. Celebrar o Natal, é ser Natal, tornar-se Natal para os outros, porque Natal acima de tudo é Cristo.
Deus seja louvado!
+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo Diocesano de Campos

sábado, 8 de dezembro de 2012

O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.


No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Pela fé, superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo? 
No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Davi é o rei imagem de Jesus, unificou o povo judeu sob seu reinado, como Cristo unificará o mundo todo sob seu comando. Cristo é Rei e veio para reinar; mas o seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; seu Reino começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, para onde devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra. 

No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas
: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias. O Profeta Isaías apresenta o Senhor como o Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz. No seu Reino acabarão a guerra e o sofrimento; o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum. É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade. 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cerco de Jericó e Festa da Imaculada Conceição de Maria em Dr. Mattos

Dia 05/12/2012 teve início a Festividade da Capela do Imaculado Coração de Maria em Dr. Mattos com o Cerco de Jericó com as voltas e a Santa Missa às 19:00h que deu início ao Tríduo em honra a Imaculada Conceição.



         
Dia 08 de Dezembro teremos a procissão e a Santa Missa Solene em honra a à Imaculada Conceição de Maria a partir das 18h:30m a comunidade Paroquial de São Jose de Cardoso Moreira bem como todo território paroquial está convidada a participar deste momento de grande espiritualidade e confraternização dos fieis.

"Deus Pai juntou todas as águas e chamou-as de mar; Juntou todas as suas graças e chamou-as de Maria"  
São Luiz Maria Grimnion de Montfort

Advento do Senhor Jesus: Tempo de espera e conversão


Nessas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.
A vela sempre teve um significado especial para o homem, sobretudo porque antes de ser descoberta a eletricidade ela era a vitória contra a escuridão da noite. À luz das velas São Jerônimo traduzia a Bíblia do grego e do hebraico para o latim, nas grutas escuras de Belém onde Jesus Cristo nasceu.

No Natal desceu a nós a verdadeira Luz “que ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1, 9). A Coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Filho de Deus humanado. A branca significa a paz que o Menino Deus veio trazer; a roxa clara (ou rosa) significa a alegria de sua chegada.

Leia mais sobre o significado do Advento, no artigo Prof. Felipe Aquino CN

"Erguei os vossos olhos, os campos estão preparados para a ceifa ". 90 da criação da Diocese de Campos.

Uma grande festa marcou os 90 anos de criação da Diocese de Campos, celebrada na tarde deste último domingo, dia 02 de dezembro na Fundação Rural de Campos, foi marcada pela espiritualidade e religiosidade. A programação teve início pontualmente às 15 h, com a animação de Nelinho Coordenador Diocesano da RCC Regional Norte, Pe. Renato e Pe. Fabiano Coordenador da Juventude Diocesano e apresentações vários grupos de jovens, tendo como tema a Jornada Mundial da Juventude 2013. Quiosques com alimentação de diversas paróquias de Campos e também representantes de livrarias católicas e ainda o Estande da JMJ 2013 com divulgação através de panfletos, bótons e camisas para o Evento Mundial.

Segundo organizadores, estavam presentes caravanas de fiéis e padres dos 17 municípios que compõem todo território diocesano. Entre as autoridades convidadas, estava o Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê de Organização da Jornada Mundial da Juventude Rio – 2013, Dom Orani João Tempesta, dentre outros bispos e sacerdotes de outras Dioceses.
A Santa Missa Solene teve início às 17:00h conforme previsto Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, agradeceu a manifestação de Fé dos participantes e ressaltou em seu discurso a vitalidade e a força da Igreja Católica, disse ainda que a festa de 90 anos encerra de maneira positiva as atividades pastorais do ano de 2012, e que para o próximo ano os trabalhos serão concentrados na realização do I Sínodo Diocesano e na JMJ2013, ao final uma linda homenagem à Maria Santíssima realizada pelos Arautos do Evangelho. E Dom Roberto Francisco reservou uma lembrança para cada Paróquia encerrando assim as comemorações do evento.


sábado, 1 de dezembro de 2012

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

Aconteceu neste sábado, 1º de Dezembro 2012 a Assembléia Paroquial da Paróquia São José em Cardoso Moreira. Com a participação de todas as pastorais entre agentes e coordenadores e Ministério de Música dos jovens. O nosso Pároco Pe. Cláudio fez a oração inicial e logo a seguir foi feito um resumo da Assembleia Diocesana  por uma agente de pastoral.
Pe. Cláudio fez uma avaliação da Assembleia Paroquial do ano de 2011 e não foi 100% alcançado os objetivos, porém temos frutos como o CAF (Curso de Formação: Conhecimento ao Alcance da Fé) ministrado na Paróquia São José o curso abrange História da Igreja, Teologia e Fundamentos da Fé e Sagrada Escrituras. Para o Ano de 2013 a tendência será de ampliar esses Cursos de Formação conforme necessidade apurada após a partilha em 4 grupos que debateram e cada grupo chegou uma conclusão à respeito de 3 perguntas:
1- Estamos dispostos a buscarmos nossa conversão pessoal para promovermos uma conversão pastoral? Como?
2- Em Defesa da Fé como deve ser a nossa postura de cristão?
3- O que devemos fazer para melhorar nossa ação de discípulos missionárias na nossa Paróquia?
Foi entregue ao Padre e ao Conselho de Pastoral que farão uma avaliação detalhada das opiniões de cada grupo para se chegar a uma nova metodologia onde possamos vivenciar uma igreja que seja de fato discipulada e missionária como é o desejo do nosso Bispo Dom Roberto Francisco.

                                                               

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A VOZ DO PASTOR


O contributo social, cultural e espiritual dos 90 anos da criação da Diocese de Campos. 
29/11/2012



Dia de Nossa Senhora das Graças

                                  

Dia 27/11 dia de Nossa Senhora das Graças aconteceu uma celebração que marcou o início de unidade entre os paroquianos da Matriz São José e a Capela do Imaculado Coração de Maria de onde saiu em procissão o  Pe. David Francisquini e demais fieis até a Capela de Nossa Senhora das Graças no Bairro Catarino onde celebrou a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano que é a liturgia da Igreja Católica em uso antes da reforma do Concílio Vaticano II. Inclui a missa, os sacramentos, vários ritos de bençãos e mais. A Missa é as vezes chamada de Missa “Tridentina” porque “Tridentino” se refere ao Concílio de Trento (1545-1563), que unificou a prática litúrgica na Igreja Ocidental. Como declarou o Papa Bento XVI no Motu Proprio Summorum Pontificum.
Deus seja Louvado agora e sempre! Salve Maria!

sábado, 24 de novembro de 2012

Visita de Dom Roberto Francisco e o Sacramento Do Crisma


Nosso pastor, o Reverendíssimo Senhor Bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Paz, veio a Paróquia São José de Cardoso Moreira   presidir a Santa Missa onde aproximadamente 40 pessoas entre adolescentes, jovens e adultos que foram devidamente preparados durante o ano receberam o sacramento da confirmação do Batismo, o Santo Crisma esta cerimônia veio fechar com chave de ouro o nosso Ano Litúrgico no qual comemoramos a Festa de Cristo Rei. Acompanhado do nosso Pároco Pe. Cláudio Ferreira Silva e demais auxiliares, ministros extraordinários da Comunhão Eucarística e Coroinhas. Dom Roberto Francisco Saudou a toda comunidade e reafirmou o convite a toda comunidade paroquial que compreende todos fieis leigos para no dia 02 de Dezembro juntos comemorarmos os 90 anos de Nossa Diocese de Campos!
"DIOCESE DE CAMPOS 90 ANOS SERVINDO O SALVADOR''

                                  



PARABÉNS A TODOS CRISMADOS!

Assembléia Diocesana 2012


                    
Foi realizada na manhã de 24 de novembro 2012 a Assembléia Diocesana para apresentação do Calendário Diocesano com as   novas propostas pastorais para o ano de 2013. Estiveram presentes representantes e padres de todas as paróquias. Foram eleitos sete leigos sinodais sendo um de cada Forania que ao todo são 7 Foranias (ou setorização) que participarão do I Sínodo Diocesano que deverá acontecer a partir do ano de 2013. Foi apresentado também pelo nosso Bispo Dom Roberto Francisco o  Brasão de nossa Diocese de Campos.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ano da Fé: Momento de escuta da Palavra de Deus

Compreender mais profundamente o fundamento da fé cristã. Este é o chamado do Papa Bento XVI para o Ano da Fé, que começou no dia 11 de outubro e termina em 24 de novembro de 2013.
A Congregação para a Doutrina da Fé lançou uma nota com indicações pastorais para se viver bem o Ano da Fé.
Na publicação, a Congregação para a Doutrina da Fé destaca que este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é “o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”.
De acordo com o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, a proposta é fazer com que a beleza e a centralidade da fé cheguem até as pessoas que não conhecem Jesus Cristo e também as pessoas que foram evangelizadas, mas que se esqueceram de Jesus.
“O Ano da Fé é dirigido a toda a Igreja, a todos os cristãos, a todos os batizados para que seja realmente um tempo de graça”, afirmou Dom Damasceno.

O Vaticano deseja que haja celebração de abertura do Ano da Fé e uma solene conclusão do mesmo a nível de cada Igreja particular. E em cada diocese do mundo deverá ser preparada uma jornada sobre o Catecismo da Igreja Católica. Também é pedido que neste Ano da Fé os fiéis acolham com maior atenção as homilias, as catequeses, os discursos e as outras intervenções do Papa. “Cada Bispo poderá dedicar uma sua Carta pastoral ao tema da fé, recordando a importância do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja”. No período da quaresma, haja celebrações penitenciais para se pedir perdão a Deus, em particularmente pelos pecados contra a fé; e que haja maior frequência ao sacramento da Penitência. “As novas Comunidades e os Movimentos eclesiais, de modo criativo e generoso, saberão encontrar os modos mais adequados para oferecer o próprio testemunho de fé ao serviço da Igreja”.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

O nosso pároco Pe. Cláudio apresenta à comunidade paroquial os jovens que serão crismados no próximo dia 24/11 e estes fizeram uma pequena apresentação da Jornada Mundial da Juventude explicando como surgiu e como estão se preparando para este grande Evento Mundial da Igreja Católica Apostólica Romana que será realizado no Rio de Janeiro em julho de 2013. A Juventude Paroquial conta com total apoio do nosso Pároco Pe. Cláudio e do nosso Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco.

III Cerco de Jericó da PSJ




Aconteceu entre os dias 12 e 18 de novembro na Paróquia São José o III Cerco de Jericó de ano de 2012. Foram dias de orações intensas e vigília diante do Jesus no Santíssimo Sacramento. Momento forte de espiritualidade. Muitos fieis participaram e dentre eles muitos jovens dos quais alguns serão crismados no próximo 24/11. Durante 7 dias e 6 noites muita vigília e oração. 
Todos os dias era dada a volta no quarteirão da Igreja Matriz de São José e logo após a Santa Missa celebrada pelo nosso Pároco Pe. Cláudio. Acreditamos que Nosso Senhor agiu poderosamente e muitas graças foram alcançadas assim como a reconstrução das muralhas de proteção de nossa comunidade paroquial. 
 VIVA JESUS! JESUS SACRAMENTADO NOSSO DEUS AMADO!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Confissão

Lembramos a todos, que temos confissões toda quinta, pela manhã e toda sexta na parte da tarde!


"Levai as almas ao sacramento da Confissão. 


Assim lhes fareis o maior favor que se pode 


imaginar. Se se confessarem bem, sentir-se-ão depois como 


recém-nascidos."

Missa do Quiilo






Lembramos a todos, que no próximo domingo, dia 08/07, é a nossa Missa do Quilo!
Ajude-nos a ajudar!
Paz e Bem!

Avisos Paroquiais

 4 de julho, Missa em Palmares às 19h.

• 6 de julho:
- Missa do Sagrado Coração de Jesus na Matriz às 8h.
- Missa no Baú às 18h.
- Missa em Dr. Matos às 20h.

Mensagem da Pastoral do Dízimo

Por que o JOVEM deve ser Dizimista?

Os jovens dizimistas aprendem a ser desprendidos de bens materiais. Descobrem o sentido da responsabilidade pelas coisas de Deus. Se sentem participantes e integrantes da Igreja e da comunidade. Aprendem a diferença entre Deus e o dinheiro, dando a cada um seu devido valor. Ficam sabendo que tudo que recebemos, vem de Deus e que o Dízimo é um sinal de agradecimento. Se renunciarem a pequenas coisas para entregar o Dízimo, estarão preparados para fazer os sacrifícios maiores, que a vida de adulto exige. Os jovens sendo dizimistas aprendem a respeitar as Leis de Deus, e descobrem o valor do relacionamento íntimo com o Criador, despertando o sentido de Fé, obediência, justiça e compromisso com Deus, a Igreja e o próximo. Criando uma intimidade entre a pequena criatura e o Grande Criador. Enfim, verão que Deus é justo e derrama suas bênçãos além do necessário, sobre quem lhe seja fiel.

Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário. 
(Malaquias 3,10)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

JMJ


Dia do Papa



Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. 
Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Hoje também é comemorado o Dia do Papa! Convido a todos a colocarem em suas orações o nosso Papa, Bento XVI! Rezemos uma Ave Maria pelo dom de sua vida..

terça-feira, 26 de junho de 2012




Tão sublime Sacramento, adoremos neste altar,
Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar.
Venha a Fé, por suplemento os sentidos completar.
Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaultemos na Trindade, Eterno Amor.
Ao Deus Uno, e Trino demos a alegria do louvor.
Amém, Amém.

"Levai as almas ao sacramento da Confissão. Assim lhes fareis o maior favor que se pode imaginar. Se se confessarem bem, sentir-se-ão depois como recém-nascidos."

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo Antônio


Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

Santo Antônio, rogai por nós!

domingo, 3 de junho de 2012

Dia da Santíssima Trindade


Hoje celebramos o grande mistério de Deus que é
Uno e Trino. 
Que o Senhor nos abençoe, Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!

sábado, 2 de junho de 2012

Domingo do Dízimo


A Pastoral do Dízimo em nossa Comunidade Paroquial sempre supõe a mais convicta conscientização de sermos também uma comunidade, a caminhar no mais estreito relacionamento familiar de filhos e filhas de Deus. Assim sendo, o compromisso para com o Dízimo, antes de ser considerado uma obrigação, imposta por um mandamento, deve brotar espontaneamente de nossos corações, amorosamente reconhecidos pelas Graças do Senhor Deus para conosco. Basicamente, as despesas paroquiais giram em torno dos três objetivos essenciais: manutenção do culto, manutenção da obra evangelizadora, manutenção das obras de caridade, com a promoção humana dos irmãos e irmãs carentes e mais necessitados.
Sem dúvida, podemos estar certos que oferecendo parte do que possuímos, também estamos colaborando com Jesus Cristo, pelo êxito na missão de sua amada Igreja.
Toda beleza espiritual do Dízimo consiste em ser uma oferta Alegre e Espontânea, Livre e Generosa! Não é um imposto ou uma taxa, mas aquele compromisso pessoal com Deus, digno do reconhecimento por tantos favores concedidos.
O Dízimo liberta o nosso coração do apego aos bens materiais, fazendo-nos compreender o que Jesus nos ensinou: “Buscai tesouros que o ladrão não rouba, e que a ferrugem não estraga”.
A Palavra de Deus, através do profeta Malaquias (3,10): “Pagai integralmente o Dízimo, e vereis se não abro para vós os reservatórios do Céu, muito além do necessário”

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Visita de Maria a Isabel

Hoje é comemorado o dia da visitação de Nossa 


Senhora a sua prima Santa Isabel.. 

Visite-nos, também Maria.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pentecostes com Maria



Para celebrar a Solenidade de Pentecostes, aconteceu ontem, em Dr.Mattos, na Capela Imaculada Conceição, o Pentecostes com Maria! 

Foi uma tarde abençoada e repleta do Espírito Santo! Com testemunhos, louvor, momento Mariano, Adoração e a Santa Missa, o domingo foi inesquecível!

Breve as fotos!
Uma Santa Semana a Todos!

"Vinde Espírito Santo!"
                             

domingo, 27 de maio de 2012

Que neste Pentecostes o Espirito Santo venha sobre cada um de nós, assim como aconteceu com a Virgem Maria e os discípulos.
"Vem, Espírito Santo, com teu poder, tocar meu ser, fluir em mim"





Pentecostes!

Neste domingo celebramos a solenidade de Pentecostes. Vinde Espírito Santo!


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tarde com Maria


VENHAM PARTICIPAR CONOSCO!

Campanha da Sagrada Escritura



A campanha da Sagrada Escritura consiste em que todos nós, fieis, levem a Palavra de Deus para a Santa Missa, na qual as leituras serão feitas a partir da Bíblia Ave Maria. A campanha lançada pela Pastoral da Liturgia, já está em ação! Vamos fazer a nossa parte e vamos levar a Sagrada Escritura para a Santa Missa! Contamos com a colaboração de todos.
Paz e Bem!

terça-feira, 1 de maio de 2012

São José Operário

São José Operário

Era primeiro de maio, em Chicago, quando operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e com o desrespeito a qualquer direito natural de uma pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, sempre a serviço dos patrões, massacrou-os sem piedade. Mais de cinqüenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados no confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.
São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

Proclamando São José como protetor dos trabalhadores, a Igreja demonstra estar ao lado deles, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, aquele que aceitou ser o pai adotivo do Deus feito homem, mesmo pressentindo o que poderia acontecer à sua família. Em vida José lutou pelos direitos da vida humana e agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.
FELIZ DIA DO TRABALHADOR!

sábado, 7 de abril de 2012

SÁBADO DE ALELUIA

A Vigília Pascal é a celebração da passagem, da morte para uma vida nova com o Senhor. Neste dia em que somos iluminados pela Luz de Cristo, a Santa Mãe Igreja canta exultante de alegria celebrando a vitória da Luz sobre as trevas. 


Aleluia! Aleluia!

Acontecerá hoje na Paróquia São José:


18:30min - Vigília Pascal em São Joaquim
21:00h - Vigília Pascal na Matriz
Logo após a Vigília das 21h, apresentação do teatro "A Paixão de Cristo" que foi adiada para hoje, por motivo das chuvas de ontem.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

É com muito prazer que nós da Paróquia São José convidamos todos os Paroquianos e visitantes para comparecerem hoje às 19:30min na Matriz de São José para assistirmos ao teatro da "Paixão de Cristo" que será realizado pelos jovens do Grupo Jovem RAFEC.

Jesus espera por você!
A Paz de Cristo e o Amor de Maria.




SEXTA-FEIRA SANTA na Matriz de São José:

07:00h - Via-Sacra no Morro do Cristo. (Saída de frente da Matriz.) 
"A Via-Sacra é a oração que lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua Divina missão Redentora."

15:00h - Ação Litúrgica na Matriz.

19:30min - Espetáculo Teatral "A Paixão de Cristo" na Matriz.

"Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que Eu sou" (Jo 8,28).

SEXTA-FEIRA SANTA - PAIXÃO DO SENHOR

Hoje recomenda-se jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e comunga-se as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa.
A celebração central é a das 15:00h, em que, segundo a tradição Jesus morreu. Esta divide-se em quatro partes: 

- Liturgia da Palavra;
- Oração Universal;
- Adoração do Senhor na cruz;
- Comunhão.


É dia de total silêncio e reflexão! 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O silêncio da morte de Jesus fala muito alto!

QUINTA-FEIRA SANTA

Cristo inaugurou um novo sacerdócio. 

Na Quinta-feira Santa à tarde, quando se inicia o Tríduo Pascal, a Igreja celebra a instituição do maior dos sacramentos, a Eucaristia. É o SACRAMENTO DO AMOR! A oferta de Jesus na cruz foi sacramentalmente antecipada na última Ceia pelas palavras do Divino Mestre sobre o pão e sobre o vinho, respectivamente: "Isto é o meu corpo entregue. Este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, derramado..."

Que ao iniciarmos com esta celebração da Ceia do Senhor, dia da Eucaristia e da instituição do sacerdócio ordenado, as celebrações pascais deste ano, ela seja para o Povo de Deus, principalmente para os sacerdotes, o grande dia de contemplar o amor de Deus.

Fonte: cancaonova.com

E hoje na Paróquia o nosso Pároco Padre Cláudio celebrará:

18:00h - Santa Missa do Lava-pés na capela de São Joaquim.
20:00h - Santa Missa do Lava-pés na Matriz.

A paz de Cristo e o amor de Maria!

segunda-feira, 2 de abril de 2012


MENSAGEM PASTORAL AOS JOVENS DA DIOCESE DE CAMPOS
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELOS JOVENS

Dom Roberto Francisco - Bispo Diocesano de Campos.
Amados jovens,

   O Domingo de Ramos é o portal da Semana Santa; e a juventude cristã, como os meninos e adolescentes hebreus naquele dia em Jerusalém, é convidada a reconhecer e aclamar a Jesus como Salvador e Senhor das suas vidas. É o momento da confissão pública da fé, que nos leva a transformar toda a nossa vida em um seguimento alegre e comprometido a nosso Mestre e Libertador, Jesus Cristo.
   Por isso, quero convidá-los com muito carinho e esperança para participarem como sujeitos e protagonistas da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará no Rio de Janeiro em Julho de 2013. Para bem prepararmo-nos para esse evento de profundo impacto evangelizador e de edificação de uma Igreja jovem, viva e atuante, devemo-nos colocar a caminho; em processo de discipulado missionário. O primeiro grande passo será a celebração do III Congresso Diocesano da Juventude, que acontecerá em Miracema, no Domingo 22 de Abril de 2012. Sei que posso contar com vocês, porque tenho claro que a juventude da Diocese, é a juventude do Papa, juventude que tem ideais, valores, entusiasmo e orgulho de pertencer a Igreja Católica.
Esperando com muitos anseios e com o coração transbordante de alegria o Congresso do dia 22 de Abril de 2012, nos reencontraremos em Miracema.

Minha bênção e meu abraço a todos os jovens!

+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 1º de Abril de 2012.

sábado, 31 de março de 2012

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da Paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas. 


Em Nossa Paróquia não será diferente, a Santa Missa será celebrada apenas no horário da noite pelo nosso Pároco Padre Cláudio, na quadra do Colégio Estadual Baltazar Carneiro após a procissão de ramos que sairá do bairro Praça Tiradentes, da residência de José Cláudio ás 19:00horas e passará pelas principais ruas de nossa cidade! Todos com ramos nas mãos e cantando:


♫ "Hosana ao Filho de Davi, Hosana ao Filho de Davi" ♫ "Bendito o que vem em nome do SENHOR! Rei de Israel, Hosana nas alturas!" ♫


Abaixo, seguem alguns dos registros do Domingo de Ramos do ano anterior (2011):